Guia Prático – Retiro de Meditação Chan

O que vestir e levar

As pessoas devem andar descalças (poderão usar meias); • Optar por roupa que seja confortável para a prática de meditação. O espaço interior é climatizado; • Trazer consigo uma manta. O Mestre YongHua recomenda cobrir as pernas durante a prática de meditação; • Trazer consigo um tapete/colchão (opcional).

Alimentação e Dormida 

O centro Upaya não dispõe do equipamento necessário para oferecer alojamento e refeições aos participantes; • Os participantes poderão trazer as suas refeições para comerem no espaço (ex: marmita, sandes, etc.). Em alternativa, há várias ofertas nas imediações (cafés, Centro Comercial Amoreiras, restaura- ção, etc); • O consumo de substâncias (tabaco, álcool, …) não é permitido no centro Upaya.

Tradução

A palestra e as instruções serão transmitidas em Inglês, sendo feita tradução para Português. Caso os participantes necessitem de ajuda na comunicação com o Mestre YongHua e os monásticos (monges e freiras), poderão solicitar aos membros da organização ajuda para a tradução.

Como se endereçar aos monásticos

No retiro teremos connosco o Mestre YongHua e alguns monásticos. Nesta tradição Budista, de forma a demonstrar respeito, os monásticos são tradicionalmente endereçados por Venerable (significa “Venerável”); por exemplo, “Venerable, tenho uma dúvida acerca de ….”). O título é o mesmo para homens e mulheres. O Mestre é normalmente endereçado por Master (Mestre). (ex: “Master, tenho uma questão.”).

Uso do espaço 

O espaço dispõe de uma pequena cozinha que será para uso exclusivo dos monásticos e da organização; • Os organizadores estarão devidamente identificados; • Estará à disposição um jardim e uma sala adicional que poderão ser usados enquanto os participantes não estão a meditar (para descansar, trocar experiências, etc).

Sessões de meditação 

Os horários de entrada e de saída do espaço de meditação deverão ser cumpridos de forma a evitar perturbar uma sessão que esteja em curso (i.e., os participantes devem evitar entrar ou sair do espaço a meio de uma sessão); • Caberá a cada participante decidir quais as sessões em que deseja participar; • Os voluntários e monásticos estarão à sua disposi- ção para esclarecer quaisquer dúvidas relativamente à prática de meditação.

Sessão de Mantras

Quem desejar poderá participar numa sessão de mantras que decorrerá no final do primeiro dia (sábado).

Horários

Sábado 29 abril: 9h – 21h Domingo 30 abril: 06h – 21h Segunda 01 maio: 06h – 21h

Como chegar ao Centro Upaya

Calçada dos Sete Moinhos 143, 1070-223 Lisboa +351 965 351 631

Mais informações de como chegar ao Centro Upaya em https://meditarlisboa.com/wp-content/uploads/2017/04/GuiaPratico_RetiroChan.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *