FAQ

Evento em Lisboa, Porquê?

A nossa ideia é que o evento seja acessível ao maior número possível de pessoas. Se alguém quiser participar em part-time ou vir apenas para a palestra, a localização facilita. Além disso, dado que a participação é grátis, e na base do donativo, é mais fácil suportar este modelo se as pessoas ficarem encarregues da própria acomodação e alimentação, o que é mais fácil de se atingir com um evento em Lisboa.

Eu nunca fiz meditação!

Uma das vantagens de participar neste tipo de retiros é que as instruções são à medida das características de cada um! Mesmo que não se consiga sentar na posição de lótus, há sempre uma forma de poder praticar.

Eu pratico outro tipo de meditação.

Todas as pessoas são bem-vindas.

Não sei se consigo fazer todas as sessões…

Faça o seu melhor. Normalmente conseguimos ir muito mais longe do que imaginamos.

Como me devo endereçar ao Mestre? E aos monásticos (monges e freiras)?

As pessoas endereçam o mestre por “Mestre” como por exemplo na frase: “Mestre, tenho uma questão“. A forma tradicional de se endereçar aos monásticos é por “Venerável <Nome do Monástico>“.

Como me posso preparar para o evento?

O livro do Mestre é uma excelente referência para todo o tipo de praticante de meditação: http://www.chanpureland.org/chanhandbook.html.

Recomendamos também que venha aos nossos meetups de forma a podermos ajudá-lo a preparar-se da melhor forma possível. Saiba mais aqui: https://www.meetup.com/Meditacao-Chan/.

Quero ajudar

A melhor ajuda é a sua presença. No entanto, se quiser contribuir com um donativo, de forma a garantir a sustentabilidade do evento, consulte a seguinte página: Donativos.