Sobre nós

O início

Em 2014, resolvi aprender a meditar. Após uma pesquisa exaustiva, deparei-me com os textos do Venerável Mestre Hsuan Hua, um monge Budista que propagou vigorosamente o Budismo Ortodoxo no Ocidente. Decidido a aprender a meditar com um dos seus discípulos, inscrevi-me no Chan Qi (Chan 7), um dos dois retiros anuais que o Mestre YongHua costuma oferecer no seu templo em Rosemead, Los Angeles.

A experiência, apesar de difícil devido ao vigor com que somos encorajados a participar, levar-me-ia de volta ao templo em Maio de 2015, e novamente em Dezembro, já desta vez acompanhado com mais 3 pessoas. Voltaríamos ainda outra vez em Julho de 2016.

Meditar nos jardins de Rosemead, CA

Meditação na Gulbenkian

Num destes retiros, uma das discípulas do Mestre encorajou-nos a criar um grupo de meditação à semelhança do que era feito na localidade (Chan Meditation in the Park – chanmeditation.net) e assim começámos a praticar nos jardins da Gulbenkian em Lisboa.

Meditação na Gulbenkian

 

Evento

A ideia de convidar o Mestre YongHua a Portugal surgiu quando nos apercebemos que seria interessante e benéfico trazer o Chan a Portugal – o Mestre YongHua consegue transmitir os conceitos de uma forma simples de compreender e muitas vezes divertida, como se pode verificar nas dezenas de palestras no seu canal de youtube. O Mestre é também capaz de expor conceitos fundamentais de meditação tais como o samadhi muitas vezes neglicenciados ou omitidos no ensino da prática de meditaçao.

Esperamos que este seja o início de um evento regular e que todos beneficiemos da prática de meditação, uma ferramenta cada vez mais importante nos dias que correm!

 

Grupo final no Chan Qi